Ad Code

Responsive Advertisement

Parque Nacional Terra do Fogo passa a cobrar entrada o ano inteiro; tarifa atualizada

Reserva protegida é uma das principais atrações de Ushuaia, a cidade do Fim do Mundo

Parque Nacional Terra do Fogo no Outono


O Parque Nacional Terra do Fogo mudou a sua política de ingressos este ano. Desde a alta temporada, a entrada vem sendo cobrada de forma ininterrupta aos visitantes que querem conhecer as belezas do extremo sul da Argentina. Antes, os turistas que visitavam a região só precisavam abrir a carteira para ingressar ao parque entre meados de setembro e abril. Agora, será preciso pagar pelo ingresso independente da época da visita.

A medida do setor que cuida dos parques nacionais da Argentina, parte do Ministério do Interior, também duplicou o valor de entrada da principal atração visitada pelos turistas que passam por Ushuaia. Desde o dia 13 de maio, a tarifa de ingresso para turistas estrangeiros é de AR$ 30.000 (pesos argentinos). No câmbio atual, aproximadamente U$ 30 (dólares) ou R$ 150 (reais).

Para ver a tarifa de entrada do Parque Nacional Terra do Fogo atualizada na moeda local, basta clicar neste link. O aumento do preço do ingresso mantém o parque mais austral da Argentina na segunda colocação no ranking dos mais caros do país, ao lado do Parque Nacional Los Glaciares, em El Calafate. O primeiro lugar fica com o Parque Nacional Iguazú, na fronteira com o Brasil.

Raposa no Parque Nacional Terra do Fogo


Preservação do Parque Nacional Terra do Fogo

Segundo a Administração de Parques Nacionais (APN) da Argentina, os valores cobrados aos visitantes contribuem para financiar os programas de conservação e a infraestrutura de todo o sistema de áreas protegidas do país.

"Nosso principal objetivo é a conservação e, para realizar um bom trabalho de conservação, são necessários recursos. Parte desses recursos vem das receitas geradas pelos parques de diversas fontes, sendo as entradas uma delas. Mundialmente, os parques que oferecem a melhor experiência aos visitantes são os mais bem conservados. Portanto, defender o preço da entrada é defender o valor do parque, e defender seu valor é essencial para nossa missão de conservação", afirmou o presidente da APN, Cristian Larsen.

O Parque Nacional Terra do Fogo conta com quase 70 mil hectares de área protegida e uma paisagem incrível que mistura montanhas, lagos, rios e mar, considerando que o Canal Beagle une as águas dos oceanos Atlântico e Pacífico. Preserva a fauna e a flora típica da região, além de contar a história de Ushuaia através do Trem do Fim do Mundo, que viaja através do bosque em parte do parque.

Baía Lapataia


Visitando o Parque Nacional

O Parque mais austral da Argentina é um lugar incrível e realmente merece a visita. É ideal para trilhas e atividades ao ar livre, mas a depender da época a visita pode ser limitada devido a estrutura precária em alguns setores. No inverno, por exemplo, as trilhas costumam estar fechadas por conta do acumulo de neve. Os estacionamentos, com o derretimento da neve, às vezes viram puro gelo, dificultando o acesso de veículos até mesmo em excursão.

Por essa razão, a expectativa é que a cobrança do ingresso de forma ininterrupta melhore a manutenção do local para que todos possam aproveitar plenamente do Parque Nacional Terra do Fogo, independente da época da visita. Entre os pontos de interesse mais importantes do parque, estão o Trem do Fim do Mundo, o Lago Acigami e a Baía Lapataia, onde termina a famosa Rota Nacional Número 3.

Baía Lapataia