Ad Code

Responsive Advertisement

Aurora austral em Ushuaia: tempestade solar transforma o céu do Fim do Mundo

Fenômeno raro faz pessoas saírem de suas casas para encarar o anoitecer frio da Patagônia Argentina


Foto: @PolyAbba (X, antigo Twitter)


Moradores e visitantes conseguiram presenciar um evento único em Ushuaia, Patagônia Argentina, na noite dessa sexta-feira (10). Auroras australes raras tomaram conta dos céus da famosa cidade do Fim do Mundo. Violeta, rosa, verde. Cores incomuns que fizeram as pessoas saírem das suas casas para encarar as baixas temperaturas do outono e presenciar esse evento único que coloriu os céus da região.

O fenômeno raro aconteceu por causa da maior tempestade solar registrada nos últimos 20 anos, gerando auroras boreais no hemisfério norte e auroras austrais no hemisfério sul. A agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu um alerta na tarde de sexta sobre a tempestade geomagnética que chegou à Terra e resultou nas auroras ao anoitecer. Segundo o diário argentino La Nación, esse evento raro pode se repetir nos próximos dias.

As auroras normalmente acontecem nas zonas polares da Terra, resultado de uma interação entre partículas carregadas de luz e energia do Sol e a atmosfera do nosso planeta. Em Ushuaia, os registros dessa sexta estão sendo compartilhados pela população como algo inédito. As auroras austrais, ou seja, aquelas que ocorrem no hemisfério sul, normalmente são registradas apenas na Antártida e, com sorte, no sul da Austrália e Nova Zelândia.

Embora a Argentina esteja mais perto do Pólo Sul do que a Oceania, Ushuaia não é um local onde se costuma ver esse fenômeno. O mais comum entre viajantes interessados em ver uma aurora é viajar para o hemisfério norte, onde alguns países, como Islândia, Noruega e Suécia, estão mais próximos do Pólo Norte e é possível acompanhar o fenômeno todos os anos.

Foto: Bruna Rodrigues


Aurora austral e quem a viu

Em sete anos morando em Ushuaia, nunca pude presenciar tal fenômeno. Inclusive, sempre me perguntaram sobre ele. Quem o viu tem realmente muita sorte. Muitos amigos postaram fotos nas redes sociais e compartilharam a emoção de presenciar algo tão incrível. E aconteceu justamente no mês de maio, um período de baixa temporada no turismo da região, fazendo com que poucos visitantes tenham tido essa oportunidade única de ver uma aurora na Terra do Fogo.

Veja mais imagens da Aurora austral em Ushuaia