Ad Code

Responsive Advertisement

Ushuaia, a famosa cidade do Fim do Mundo na Patagônia Argentina

Entenda porque Ushuaia é conhecida como a cidade do Fim do Mundo

Ushuaia, Fim do Mundo (Foto: Hailton Andrade)

Ushuaia é uma cidade da Patagônia que fica no extremo sul do continente americano. A "apenas" mil quilômetros da Antártida, é conhecida mundialmente como o "Fim do Mundo" por estar localizada em uma das regiões mais austrais do planeta, sendo a capital da jovem província Argentina da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul.

O slogan Ushuaia Fim do Mundo é um excelente chamariz para atrair turistas do mundo inteiro. A cidade aproveitou a força do termo e tem hoje no turismo uma das suas principais fontes de crescimento econômico. O apelido tem total sentido se levamos em conta que a capital da Terra do Fogo foi por muito tempo a cidade mais austral do planeta.

Atualmente o título de cidade mais austral do mundo é de Puerto Williams, povoado chileno que está na Ilha Navarino, justo em frente a Ushuaia, um pouco mais ao sul. Embora essa mudança tenha acontecido, em nada afetou a cidade argentina, que aposta nas belezas naturais e em uma super estrutura para receber visitantes de todo o globo.

A maioria dos visitantes chega ao Fim do Mundo na temporada de verão. É nessa época que milhares de pessoas desembarcam na região para conhecer as suas principais atrações, como o Parque Nacional Terra do Fogo, o Trem do Fim do Mundo e o Canal Beagle. Mas Ushuaia também se tornou uma das queridinhas dos brasileiros que querem aproveitar a neve no inverno e conta com turismo o ano todo. Se no verão os dias de clima mais ameno e com longa duração tornam a região ideal para atividades ao ar livre, no inverno os esquiadores ou entusiastas da neve podem aproveitar uma das temporadas invernais mais longas do planeta. Um lugar que vale a pena ser visitado em qualquer época do ano.

Farol de Ushuaia, Les Eclaireurs (Foto: Hailton Andrade)

Por que Ushuaia é conhecida como Terra do Fogo?

Terra do Fogo é o nome da província, equivalente a um estado brasileiro, da qual Ushuaia é capital. A província faz parte de uma ilha que é dividida entre Argentina e Chile. Em ambos países a chamam de Ilha Grande da Terra do Fogo. E a história do nome dado para a região remonta ao século XVI, quando o português Fernão de Magalhães comandou a primeira circum-navegação da história do mundo.

Ao navegar por águas próximas à ilha, ele notou vários focos de fumaça. A observação do capitão e da sua tripulação os levou a nomear aquelas terras de Terra da Fumaça. Mas a aproximação e o encontro com os nativos que viviam na região os levou a entender que os focos de fumaça vinham das fogueiras acesas pelos habitantes da ilha. Assim o termo é mudado e desde então a região ficou conhecida como Terra do Fogo.

Como forma de comunicação através das fumaças e também para sobreviver às baixas temperaturas com a ajuda do fogo, o povo yamana, ou yagan, sempre mantinha fogueiras acesas. Os nativos viviam às margens do Onashaga, que hoje conhecemos como Canal Beagle. Eram nômades e navegavam com canoas, onde incrivelmente também levavam fogueiras acesas. Eles viveram por mais de 10 mil anos na região entre o Estreito de Magalhães e o Cabo de Horn, ponto mais meridional da América do Sul.

Parque Nacional Terra do Fogo

No Parque Nacional Terra do Fogo, ou Parque Nacional Tierra del Fuego, é possível chegar ao que muitos chamam, em Ushuaia, de Fim do Mundo. Isso porque o ponto mais austral acessível a todos está dentro da zona de preservação. A rodovia nacional número 3 termina dentro do parque, onde é possível encontrar uma placa que marca as distância para Buenos Aires, capital da Argentina, e para o Alaska, um dos pontos no extremo norte do continente, nos Estados Unidos. Chegando no fim da Rota 3, é possível caminhar por umas agradáveis passarelas de madeira até visualizar a bela Baía Lapataia.

"Fueguinos"

O termo fueguino é usado para se referir a quem nasce na província da Terra do Fogo. Vale para quem nasce em Ushuaia, mas também para as pessoas nascidas nas cidades de Tolhuin e Río Grande, as outras duas cidades da província. Também chama-se algo de fueguino quando é um produto feito na região ou para adjetivar algum traço cultural local. Os fueguinos têm orgulho da terra onde vivem e são muito hospitaleiros com os visitantes.

Quer saber onde fica Ushuaia? Veja no mapa abaixo: