Ad Code

Responsive Advertisement

O que fazer em Ushuaia no inverno: quando ir e passeios para curtir a neve

A cidade do Fim do Mundo conta com centros invernais e estações de esqui na mais longa temporada de inverno

Montanhas nevadas em Ushuaia (Foto: Hailton Andrade)

A cidade de Ushuaia é um excelente destino para quem quer aproveitar a neve, seja para aqueles que nunca a viram ou até mesmo para esquiadores experientes. Assim como em todo o hemisfério sul, o inverno no Fim do Mundo começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro, sendo esse o melhor período para visitar a região em busca das atividades e atrações relacionadas a neve. Aprender a esquiar, pilotar uma moto de neve (snowmobile), caminhar com raquetes e deslizar com o esquibunda são algumas das opções para se divertir no frio.

É difícil prever com certeza qual será o período com mais neve em Ushuaia, mas as primeiras nevascas costumam cair ainda nos meses de abril e maio, no outono. Como as temperaturas ainda não são muito baixas, a neve acaba derretendo rapidamente nesse período. Mas são essas nevascas que formam as primeiras capas e transformam a paisagem montanhosa da região, preparando um tipo de base para o período mais intenso de precipitação, normalmente o mês de julho.

O clima em Ushuaia é muito imprevisível, e alguns invernos podem ter mais nevascas que outros. Nos últimos dez anos, a cidade teve períodos de neve diferentes. Em 2020, por exemplo, as primeiras nevascas caíram em maio e as últimas aconteceram na metade de outubro. Por outro lado, em algumas temporadas invernais, as últimas grandes nevascas caíram no começo de setembro, encerrando a temporada invernal mais cedo. Por essa razão, a dica do Guia de Ushuaia é viajar em julho ou em agosto para aproveitar o melhor da neve no Fim do Mundo.

Se você quer encontrar melhores tarifas aéreas e de hospedagem para conhecer Ushuaia no inverno, evite viajar na segunda quinzena de julho. Neste período, há férias escolares tanto na Argentina como em algumas regiões do Brasil. A demanda pelos serviços aumenta e a cidade acaba ficando mais cheia do que nos demais meses da estação. Porém, se você não pode viajar em outro momento, recomendo reservar a sua viagem com antecedência. Outra dica importante: no final de junho, embora o inverno já tenha iniciado, alguns passeios de neve talvez não estejam disponíveis, começando a sua operação somente a partir do primeiro dia de julho.

Centro Invernal em Ushuaia (Foto: Hailton Andrade)


Passeios em Ushuaia no Inverno

Independente da estação escolhida para a sua viagem ao Fim do Mundo, sempre será possível conhecer as principais atrações de Ushuaia. Os passeios ao Parque Nacional Terra do Fogo, Trem do Fim do Mundo, Navegação pelo Canal Beagle e para a região dos Lagos Escondido e Fagnano (Khami) estão disponíveis o ano inteiro, inclusive no inverno.

O inverno, por outro lado, conta com algumas atividades exclusivas do período. Entre as experiências que fazem parte das atividades invernais, estão o trenó puxado por huskies, pilotar uma moto de neve (snowmobile), caminhar com raquetes de neve, esquibunda, patinação no gelo e esportes como esqui alpino, snowboard e esqui nórdico.

Ushuaia conta com estruturas conhecidas como centros invernais, que permitem conhecer a neve e curtir essas atividades que citei. Nesse lugares, é possível fazer passeios de meio dia ou dia inteiro para aproveitar algumas delas em forma de combo. Normalmente, os centros invernais também contam com restaurante e ficam na beira da Rodovia Nacional 3.

Casal no Cerro Castor (Foto: Hailton Andrade)


Passeios de Aventura no Inverno


Para quem está buscando esquiar, Ushuaia agora conta com três lugares diferentes para os entusiastas que querem se aventurar deslizando na neve. O principal deles é o Cerro Castor, uma das principais estações de esqui da Argentina. Com uma mega estrutura e pistas aptas tanto para iniciantes como pessoas mais experientes, o centro de esqui também tem restaurantes e sua própria pista de patinação no gelo. Mas se você quer só ter o gostinho de esquiar e aproveitar as montanhas nevadas, também é possível contar com as alternativas oferecidas nas proximidades do Glaciar Martial, o Cerro Martial e a Escola de Esqui de Ushuaia.

E para quem gosta de uma boa aventura e prefere calçar as botas de trilha no lugar das botas de snowboard ou esqui, também é possível fazer algumas das famosas trilhas de Ushuaia. O Trekking Laguna Esmeralda e o Trekking Glaciar Vinciguerra também são incríveis no inverno. A Lagoa Esmeralda fica completamente congelada e, muitas vezes, coberta de neve. É até possível caminhar sobre ela. Já o glacial Vinciguerra pode ser visto de pertinho com seus diferentes tons de azul no inverno. Por conta do clima hostil e diferente ao que a maioria dos brasileiros está acostumado, recomendamos sempre o acompanhamento de um guia habilitado para os passeios, principalmente se tratando de trilhas.

Clima em Ushuaia no Inverno

O clima em Ushuaia é sempre frio, mas no inverno as temperaturas são mais baixas. A temperatura média do período é de 2ºC. A sensação térmica pode variar a depender de onde estamos. No centro da cidade, por exemplo, a temperatura é mais alta, enquanto nas zonas de natureza, onde são feitos os passeios, se sente mais frio. É importante ressaltar que, exceto em atividades como trilhas e esportes de inverno, nem sempre ficamos expostos. Os restaurantes, hotéis, cabanas e veículos sempre contam com um sistema de aquecimento, seja ele um bom aquecedor ou até mesmo uma aconchegante lareira.

O ideal é vestir-se com diferentes capas de roupa para poder ir tirando ou colocando peças a depender do frio que se sente. Gorros, luvas, cachecol e segunda pele são grandes aliadas dos viajantes na Patagônia. Em Ushuaia também é possível alugar ou comprar indumentária adequada para o frio. O recomendável, porém, é já viajar ao destino preparado, com as roupas ideais para o tipo de clima da região. Vale demais a pena para aproveitar o melhor da neve.